top of page
Buscar
  • Foto do escritorBR Quantec PRO

Experimento de física quântica sugere que a realidade não é objetiva


Pesquisadores da Universidade Heriot-Watt, na Escócia, realizaram um experimento que sugere que a nossa realidade não é tão objetiva quanto achávamos.


O estudo foi publicado no portal da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.


O físico Eugene Wigner, que recebeu o Prêmio Nobel em 1961, desenhou o experimento que foi desempenhado pelos pesquisadores escoceses. A ideia de Wigner era mostrar como duas pessoas podem experimentar diferentes realidades.


Na época, o experimento de Wigner não pôde ser feito e só recentemente que os pesquisadores conseguiram trazê-lo à realidade.


O experimento envolveu dois cientistas que tiveram de observar uma partícula de fóton. O primeiro cientista determinou o alinhamento da partícula enquanto o segundo, inconsciente da opinião do primeiro, afirmou que houve uma superposição quântica.


"O método científico baseia-se em fatos, estabelecidos através de medições repetidas e acordados universalmente, independentemente de quem os observou", disse, em entrevista ao MIT Technology Review, Massimiliano Proietti, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.


Com diferentes opiniões, o experimento mostrou como, tecnicamente, ambas as avaliações feitas pelos cientistas estavam corretas. Para o trabalho, os pesquisadores tiveram de usar lasers e seis fótons medidos por equipamentos.


No futuro, os pesquisadores pretendem construir experimentos com realidades ainda mais alternativas e que não podem ser reconciliadas entre si.


Clique aqui e baixe o estudo completo: https://arxiv.org/pdf/1902.05080.pdf

bottom of page