top of page
Buscar
  • Foto do escritorBR Quantec PRO

Mecânica quântica, física quântica, Quantec

Experimento quântico derruba a teoria de Einstein sobre o comportamento das partículas


Novo estudo demonstra que o entrelaçamento à distância é possível e confirma a mecânica quântica


POR HISTORY CHANNEL BRASIL EM 01 DE JUNHO DE 2023 ÀS 11:51 HS


Um grupo de pesquisadores fez um experimento inovador que desafia o conceito de "causalidade local" de Albert Einstein em relação à mecânica quântica. Utilizando circuitos supercondutores, eles aplicaram um teste demonstrando que o entrelaçamento quântico é possível. A descoberta foi divulgada em um estudo publicado na revista Nature.



"Ação fantasmagórica à distância"


Mas do que se trata o entrelaçamento quântico? Essencialmente, esse efeito faz com que um conjunto de partículas elementares compartilhe certas características ainda que não haja nenhuma ligação física entre elas. Assim, duas partículas distintas se comportariam como uma só, mesmo estando muito distantes entre si. Nunca houve um consenso científico a respeito desse conceito, que era questionado até mesmo por Albert Einstein, que classificava-o como uma "ação fantasmagórica à distância", algo que violaria a “causalidade local” (a ideia de que as influências físicas se propagam continuamente pelo espaço).


Tubo usado no experimento

Tubo usado no experimento (Imagem: ETH Zurich / Daniel Winkler/Divulgação)
Núcleo BR Quantec PRO

Tubo usado no experimento (Imagem: ETH Zurich / Daniel Winkler/Divulgação)


O novo estudo, liderado por Andreas Wallraff, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), se baseia em um experimento mental proposto pelo físico britânico John Bell na década de 1960. O teste consiste em realizar medições simultâneas e aleatórias em duas partículas chamadas qubits. Essas medições são comparadas com uma desigualdade matemática, cuja violação demonstraria o respaldo da teoria da mecânica quântica.


Durante o teste, dois criostatos com circuitos supercondutores foram utilizados para manter temperaturas extremamente baixas. Esses criostatos estavam conectados por um tubo de 30 metros, que foi resfriado até atingir uma temperatura próxima do zero absoluto (-273,15°C). Antes de cada medição, os pesquisadores enviaram um fóton de micro-ondas de um circuito supercondutor para o outro, alcançando o entrelaçamento quântico.


No estudo, após analisar mais de um milhão de observações com a desigualdade de Bell, os pesquisadores conseguiram demonstrar com alta certeza estatística que os circuitos supercondutores podem se entrelaçar quanticamente a longas distâncias. Esse resultado refuta a concepção de Einstein de que os conceitos convencionais de causalidade também se aplicam ao microcosmo atômico. “Nosso trabalho demonstra que a não localidade é um novo recurso viável na tecnologia de informação quântica realizada com circuitos supercondutores com aplicações potenciais em comunicação quântica, computação quântica e física fundamental”, escreveram os pesquisadores.



Observação: Há mais de 30 anos, quando na sua concepção como aparelho radiônico/quântico o Quantec trabalha com a não localidade, emanando ondas para pessoas, lugares, animais e plantas, estejam elas onde estiverem em qualquer lugar do mundo. A teoria do entrelaçamento quântico é a base de todo o funcionamento do Quantec, que mais uma vez é provada pela ciência. Mecânica quântica, física quântica, Quantec.


bottom of page