top of page
Buscar
  • Foto do escritorBR Quantec PRO

O ser humano continua a desempenhar um papel na física quântica

[Imagem: Sandro Donadi et al. – 10.1038/s41567-020-1008-4]


Efeito Observador

Um dos maiores enigmas do enigmático físico quântico diz respeito ao chamado “efeito observador”: o fato de o cientista já ter influenciado o resultado do fenômeno quântico simplesmente por observá-lo.


Um elétron, por exemplo, uma onda, mas essa onda colapsa quando medida, então aparece na medição como uma partícula com uma posição determinada. Mas talvez o exemplo mais famoso seja o gato de Schrõdinger, em que o gato só se define como morto ou vivo quando a partícula quântica é medida.


Acontece que, assim como Einstein não gostava nem um pouco dessas esquisitices da mecânica quântica, muitos físicos ainda não se entendem com esses conceitos contra-intuitivos – essa corrente argumenta que o conceito de efeito do observador antropocêntrico é demais.


Isso gerou tentativas de explicações alternativas para este “inconveniente” associação entre observador e fato. Uma dessas explicações é que a gravidade seria a força responsável por causar o colapso da partícula / onda quando a medição é feita.

Infelizmente, os proponentes dessa ideia terão que voltar às pranchetas e apresentar outra explicação.


Gravidade e colapso da função de onda


Uma equipe de pesquisadores da Alemanha, Itália e Hungria usou experimentos superprecisos, em um laboratório subterrâneo isolado, mas não encontrou nenhuma evidência de que a gravidade seja responsável pelo efeito do observador.


O experimento consistia em construir um pequeno detector com um cristal de germânio e usá-lo para detectar a emissão de raios X e raios gama de prótons nos núcleos do germânio. Mas antes de fazer o experimento, a equipe colocou o detector em uma caixa de chumbo para protegê-lo de qualquer influência externa e levou tudo para uma instalação 1,4 quilômetros abaixo do nível do solo, no Laboratório Nacional Gran Sasso, na Itália.


A ideia é que se a gravidade fosse responsável pelo colapso das partículas, então deveria haver um número mensurável de emissões de radiação durante um período de tempo – em outras palavras, as partículas deveriam entrar em colapso mesmo quando ninguém estivesse olhando.


Após dois meses de testes, no entanto, a equipe registrou muito menos ocorrências do que a teoria sugeria, indicando que as partículas não estavam entrando em colapso devido à gravidade.


Assim, sejam antropocêntricos ou não, os físicos parecem continuar a influenciar o mundo quântico meramente observando-o. Pelo menos até que alguém descubra um efeito que passou despercebido até agora.


Bibliografia: Artigo: Teste subterrâneo de colapso da função de onda relacionado à gravidade Autores: Sandro Donadi, Kristian Piscicchia, Catalina Curceanu, Lajos Disi, Matthias Laubenstein, Angelo Bassi Revista: Nature Physics DOI: 10.1038 / s41567-020-1008-4

bottom of page