top of page
Buscar
  • Foto do escritorBR Quantec PRO

Seria possível dormir por aqui e acordar em Marte? ‘Para a física quântica, sim!’, defende cientista

Lauro Lam 21/06/2022 21h23, atualizada em 21/06/2022 21h34


Comparado aos oceanos sob o ponto de vista de poucas descobertas até o momento, o cérebro humano ainda é uma incógnita que intriga as mentes mais fantásticas desse planeta. Há tantos mistérios dentro das nossas conexões neurais que façanhas científicas podem nos levar para mundos jamais imaginados. Que tal dormir sob o aconchego do seu edredom e, de repente, acordar em Marte. Missão impossível? Para a física quântica, nem tanto! Aliás, é um desafio que integra a rotina de estímulos que o físico Michio Kaku impõe aos seus alunos: o vislumbre de sentir a mente de Deus ou a energia cósmica por meio da onda quântica.

Insano?


Respeitado no cenário da ciência mundial, Kaku é um visionário e sempre acompanhou a busca por respostas que fazem parte do todo, do cosmo e de toda a nossa insignificância diante de uma energia muito maior.


O que ele sugere? Há uma probabilidade pequena, minúscula, tão instigante quanto a teoria da relatividade conduziu aos maiores anseios de Albert Einstein por respostas ditas insanas em uma época em que poucos davam crédito ao que realmente estava sendo comprovado cientificamente falando. E agora, sabe o que mais instiga o físico Michio Kaku? A possibilidade de que a onda quântica existente no universo seja um túnel conduzido por meio do espaço/tempo com a força de levar qualquer ser humano à Marte.



Marte faz parte de inúmeras pesquisas científicas e também de incógnitas que somente a física quântica poderia explicar. Imagem: joshimerbin – Shutterstock


Múltiplos universos


De acordo com Michio Kaku, que publica artigos rotineiramente no “The New York Times”, a maluquez pode ser a grande resposta para uma descoberta incrível: é possível surfar diante dessa bolha que explodiu há 13,8 bilhões de anos, sentindo as energias que compõem o todo.


Segundo Kaku, a teoria quântica é baseada no que é conhecido como princípio da incerteza de Heisenberg, permitindo uma pequena probabilidade de que possamos existir mesmo em lugares distantes. Está vendo Marte emanando uma luz noite sim, noite não? Pois saiba que você pode estar lá!


Dentro do princípio da física quântica, “há uma probabilidade pequena, mas calculável, de que nossa onda quântica faça um túnel através do espaço-tempo e termine lá”.


Despertando em Marte


A busca do físico pode ser vista como insana por muitos, mas a realidade, como ele mesmo define, possibilita determinados cálculos que podem nos levar a Marte. No entanto, para isso, haveria a necessidade de esperarmos mais do que o tempo de vida do universo. Se nossa existência dificilmente dura mais do que 100 anos, certamente seria algo utópico.


Metáforas universais


Mas ainda há uma chance. Para Kaku, é totalmente imprudente que você acorde em Marte amanhã, mas o improvável não significa algo impossível.


“O frio extremo e a falta de uma atmosfera respirável são totalmente alheios à vida humana em Marte”, disse o cientista. No entanto, como ele mesmo defende, a teoria quântica é baseada em uma imagem radicalmente diferente formada por uma multiplicidade.


São partículas subatômicas que carregam uma carga gigantesca de elétrons, presente em vários lugares ao mesmo tempo.


Portanto, assim como Einstein foi julgado como louco lá atrás, nem sempre é garantido duvidarmos de teorias que se baseiam em comportamentos que desafiam a compreensão convencional da realidade.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/06/21/ciencia-e-espaco/cientista-defende-teoria-quantica-de-que-e-possivel-acordarmos-em-marte/

bottom of page